segunda-feira, 4 de junho de 2018

Planos de saúde: cresce disputa na Justiça

O Globo

Autor: POLLYANNA BRÊTAS E LUCIANA CASEMIRO

Os planos de saúde, cuja regulamentação completa 20 anos este mês, estão sendo cada vez mais alvos de ações na Justiça. Nos primeiros quatro meses deste ano, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo julgou 10.313 ações contra as empresas nas primeira e segunda instâncias. O estudo do Observatório de Judicialização da Saúde Suplementar da Universidade de São Paulo (USP) mostra que o volume de decisões é o maior já registrado desde 2011, comparando o mesmo quadrimestre. Em 2011, entre janeiro e abril, foram julgadas 1.864 ações. Na comparação com as ações registradas no mesmo período de 2018, houve um crescimento de 453% em oito anos.

— Os números dos tribunais refletem a persistência dos abusos, apesar dos 20 anos da lei. A Justiça é a ponta do iceberg, pois a maioria das pessoas não recorre ao Judiciário, mas ao SUS ou paga do próprio bolso para garantir seu acesso à saúde — diz Mário Scheffer, coordenador do Observatório da USP e vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

Usuária há 23 anos de um plano de saúde, a professora Claudia Corrêa Dantas, de 56 anos, passou a ter uma série de problemas com a operadora. O plano alegou que um pagamento estava em atraso e, mesmo depois de a usuária apresentar o comprovante de pagamento, a operadora deixou de enviar a carteirinha, o que a impedia de iniciar tratamentos de saúde:


Fonte e matéria completa:

https://www.interfarma.org.br/noticias/1660

Nenhum comentário:

Postar um comentário