quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Parlamentares buscam expansão do processo de geração de energia elétrica a partir da casca de arroz


O deputado estadual Frederico Antunes (PP), acompanhado da senadora Ana Amélia Lemos (PP/RS) e do deputado federal Luis Carlos Heinze (PP/RS), participou na última quarta-feira (29.02) de audiência na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para tratar da possibilidade de enquadramento nas regras agência das Usinas Termoelétricas que utilizam 100% de biomassa de casca de arroz em seu processo de geração de energia elétrica. O encontro foi com o superintendente regional de geração, Rui Altiere, e com o superintendente regional de distribuição, Ivan Camargo.

A intenção é incluir as referidas usinas no parágrafo IV do Artigo 3º Resolução Normativa da 271/07 da Aneel, a exemplo dos empreendimentos que utilizam biomassa composta de resíduos sólidos urbanos ou biodigestores de resíduos vegetais ou animais.

Atualmente, seis usinas no Estado realizam o processo, porém para uso próprio devido ao alto custo. O objetivo é reduzir a tarifa da taxa de transmissão e distribuição para que a energia elétrica gerada a partir da casca de arroz possa ser comercializada.

Os aspectos econômicos do processo foram detalhados pelos parlamentares no encontro. A partir da utilização desta biomassa será possível agregar valor à cadeia produtiva de arroz e, consequentemente, aumentar a capacidade de geração de energia elétrica renovável no RS, além de eliminar um passivo ambiental.
 
Uma nova reunião será realizada no mês de março, desta vez para apresentar os aspectos de sustentabilidade.

Fonte: Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário