sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Quarta audiência do caso Sanasa é adiada em Campinas por falta de sala


Auditório será usado para cerimônia com presença do presidente do TJ-SP.

Juiz adiou para 13 de setembro os depoimentos de testemunhas de defesa.

Leandro FilippiDo G1 Campinas e Região
Comente agora
A quarta audiência do caso Sanasa,marcada para esta sexta-feira (31) na Cidade Judiciária, em Campinas (SP), foi adiada para o dia 13 de setembro. Segundo o juiz Nelson Augusto Bernardes, o auditório onde seriam ouvidas testemunhas de defesa será usado para uma cerimônia com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), Ivan Sartori.

De acordo com o magistrado, a informação do uso do espaço foi comunicada na noite desta quinta-feira (30). "Nós não temos estrutura aqui no fórum para fazer as oitivas em outro lugar. Foi uma situação inesperada, eu nem consegui avisar todo mundo", disse Bernardes. Sucintamente, o promotor Amauri Silveira Filho falou que a situação não prejudica o processo.
Ex-primeira-dama de Campinas chega na Cidade Judiciária acompanhada de seus advogados (Foto:  Leandro Filippi/G1 Campinas)Ex-primeira-dama chega no fórum acompanhada
de advogados (Foto: Leandro Filippi/G1 Campinas)
De acordo com o juiz, em 13 de setembro a programação será mantida. Com isso, a expectativa é que 14 testemunhas de defesa sejam ouvidas. Elas foram arroladas por cinco dos 22 acusados, entre elas uma da ex-primeira-dama Rosely Nassim Santos, apontada pelo Ministério Público (MP) como a chefe do suposto esquema de fraude em contratos públicos da autarquia responsável pelo saneamento na cidade.

O ex-secretário de Segurança Carlos Henrique Pinto é o réu que arrolou o maior número de testemunhas que seriam ouvidas nesta sexta-feira, seis no total. Segundo seu advogado, Marcelo Pelegrini Barbosa, a situação "faz parte do dia a dia do Judiciário" e ele acredita que não haverá prejuízo para o cliente.

Réus presentes
A presença do ex-secretário de Comunicação Francisco de Lagos era incerta na audiência pois ele não havia sido intimado. Contudo, Lagos foi à Cidade Judiciária, mas não deu nenhuma declaração. Rosely também entrou e saiu sem falar. A ex-primeira-dama chegou em um táxi com placas de Campinas.
Outros acusados do alto escalão do governo do prefeito cassado Hélio de Oliveira Santos (PDT) que estiveram presentes foram seu vice, Demétrio Vilagra (PT), e Henrique Pinto. O ex-secretário de Controle Urbano Ricardo Cândia foi dispensado da audiência, assim como outros oito réus. O delator do suposto esquema e ex-presidente da Sanasa, Luiz de Aquino, também já havia chegado à Cidade Judiciária.

A assessoria do TJ-SP informou que Sartori vem a Campinas para conhecer de perto umas das regiões administrativas do estado e também com intuito de ouvir sugestões dos juízes do município. A visita ocorre das 14h30 às 17h30.

Audiências anteriores
A audiência adiada para as 11h00 do dia 13 de setembro será a quarta do caso Sanasa. Na primeira, foram ouvidas as testemunhas de acusação chamadas pelo Ministério Público (MP). Nas posteriores, o juiz ouviu pessoas arroladas pela defesa e pelo menos mais uma deve ser necessária para completar a lista dos que foram convocados pelos réus. A expectativa do juiz é que o julgamento ocorra ainda este ano.
Caso Sanasa
O caso Sanasa veio à tona em maio de 2011, e 11 pessoas, entre eles secretários municipais e ex-diretores da autarquia, chegaram a ser presas preventivamente em uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime (Gaeco). A suspeita de corrupção em contratos da autarquia motivou a abertura de duas comissões processantes na Câmara de Vereadores de Campinas em 2011. Em agosto, o então prefeito Hélio de Oliveira Santos foi cassado e em dezembro o vice-prefeito Demétrio Vilagra sofreu impeachment.

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário