quinta-feira, 31 de maio de 2012

Aluno é beneficiado pelo sistema de cotas por estudar em escola para alunos carentes


A 5.ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região reconhece direito de aluno matricular-se em curso superior de economia pelo sistema de cotas, por ter estudado em instituição de ensino beneficente para alunos carentes.

Na primeira instância foi negado ao aluno o direito de matricular-se pelo regime de cotas, na Universidade Federal do Piauí (FUFPI), porque o juiz entendeu que o fato de o aluno ter estudado em escola particular, mesmo que beneficente, não o enquadrava entre os provenientes da rede pública.

Indignado, o aluno interpôs recurso de apelação e obteve reforma da decisão, o que lhe garantiu a matrícula.

Em razão desse fato, a Fundação Universidade Federal do Piauí interpôs agravo regimental, no qual alegou que a decisão invadiu o exercício da autonomia administrativa das universidades.

A relatora, desembargadora federal Selene Maria de Almeida, sustentou, com base em entendimentos jurisprudenciais deste Tribunal, que uma entidade que presta serviços educacionais sem caráter oneroso deve ser equiparada à entidade pública. Isso, porque, pelos documentos juntados aos autos, ficou comprovado que a única série cursada pelo aluno fora da rede pública - primeira do segundo grau - ocorreu em escola beneficente de assistência social, para alunos carentes, e de forma gratuita.

Essas as razões que mantiveram a decisão proferida no recurso de apelação e que negaram provimento ao agravo regimental.

Nº do Processo: 0001083-02.2009.4.01.4000

Fonte: Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário