sexta-feira, 27 de abril de 2012

Após liminar contra maus-tratos, rodeio é suspenso em Ribeirão

Justiça determinou que peças como o sedém não podem ser usadas. Organização atribuiu cancelamento à chuva e prometeu recorrer na sexta.

Do G1 Ribeirão e Franca
3 comentários
 
Foi cancelada nesta quinta-feira (26) a realização de um rodeio em Ribeirão Preto (SP) após decisão liminar da Justiça proibir o uso de instrumentos que possam caracterizar maus-tratos contra os animais utilizados nas montarias. A Polícia Militar esteve na arena para cumprir a decisão e informou aos organizadores que apreenderia touros e cavalos que fossem colocados no recinto.
Duas horas após o horário previsto para o início das competições – às 20h –, representantes das empresas que organizam o Ribeirão Rodeo Music anunciaram que desistiriam, somente nesta quinta-feira, de realizar o rodeio. O grupo não atribuiu o cancelamento à decisão judicial, mas sim à chuva que teve início à tarde.
Os realizadores também comunicaram que pretendem recorrer da decisão nesta sexta-feira (27) e que as montarias previstas para os próximos dias – o evento vai até 30 de abril – ocorrerão normalmente. Eles alegam que têm respaldo de uma decisão judicial de 2005 para prosseguir com a atividade no município.

Entenda o caso
A 2ª Vara Cível de Ribeirão Preto (SP) decidiu de forma liminar nesta quinta-feira que estão proibidos no rodeio o uso de artigos que possam de alguma forma provocar ferimentos nos bichos. O texto cita peças como cordas, pateiras, esporas, choques elétricos, laços e o sedém – instrumento que pressiona o órgão genital do animal para que ele salte.

A liminar, concedida em favor da Associação Focinhos, estipula multa diária de R$ 50 mil para as empresas que promovem a montaria em caso de descumprimento. Segundo Maria Cristina Dias, presidente da Associação Vida Animal, a proibição do sedém é o que de fato inviabiliza o rodeio. “Sem o sedém, o boi não pula”, afirmou.
FONTE:

http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2012/04/apos-liminar-contra-maus-tratos-rodeio-e-suspenso-em-ribeirao.html


Comentário do Facebook aos que conseguiram suspender o rodeio:

Estou muito feliz com o resultado do rodeio aqui em Ribeirão Preto e gostaria de ser JUSTA, dando parabéns as pessoas que realmente mudaram a história dos rodeios em RP, pelo menos enquanto a liminar tiver eficácia.
Quero aqui, deixar consignado, que nada seria possível sem a participação de algumas pessoas:

- Dr. Vanderley Caixe Filho que foi o grande idealizador da ação.
- Drs. Jorys Hegedus e Alexandre Alexandre De Mattos Faro, representantes da Comissão de Defesa e Direito dos Animais que solicitaram a reunião com demais diretores da OAB.
- Dr. Daniel Rondi, diretor da OAB que apoiou e deu retaguarda às advogadas do Projeto Murilo Pretinho e Focinhos SA.
- Dras. Camila Secani e Gabriela Toledo que montaram as ações que ensejaram a liminar.
- Flavia Frederico, Daniela Bombonato, Andrea Campaz Bombonato e Patrícia Bombonato , responsáveis pelas ONG´s que ingressaram com as ações, pela confiança na OAB e por terem tido a coragem de tentar.

Parabenizo também as ONG´s AVA na pessoas da Cris, Cecília e Viviane Alexandre, CãoPaixão e Dra. Naira Ferracini que ajudaram na fiscalização do cumprimento da liminar.

Foco, humildade e união modificam a história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário