Publicado em 15/09/2021 12h31
Começou nesta quarta-feira, dia 15 de setembro, o XIII Encontro Acadêmico de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento (ENAPID), com o objetivo de debater "O Futuro da Propriedade Intelectual no Mundo em Transformação".
Na mesa de abertura, o Coordenador de Articulação e Fomento à Propriedade Intelectual e Inovação do INPI, Vinícius Bogéa Câmara, destacou que o INPI sem backlog está se transformando em realidade. Nesse contexto, o Instituto passa a atuar cada vez mais em atividades como o fomento à geração de PI no Brasil, com destaque para o programa INPI Negócios e as ações de mentoria. Também foi ressaltado o papel central do INPI na Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual, lançada em 2020.
Em seguida, foi realizada a conferência magna do desembargador federal André Fontes, que fez uma análise sobre Propriedade Intelectual no Judiciário.
Ainda no primeiro dia, o Ouvidor do INPI, Davison Menezes, apresentou as perspectivas do INPI para o cenário pós-backlog, ressaltando temas como o fortalecimento institucional, a bioeconomia e o desenvolvimento sustentável, a inovação aberta, entre outros. A servidora Patrícia Trotte, da Academia do INPI, abordou a inserção da PI nas escolas, inclusive com a criação de um prêmio para experiências educativas nessa área.
Debates
Até o dia 17 de setembro, haverá mesas sobre inteligência artificial, conhecimentos tradicionais, tecnologias disruptivas, meio ambiente e sustentabilidade, entre outros temas relacionados à propriedade intelectual e inovação.
Realizado pelo INPI desde 2008, o ENAPID é um dos principais eventos desta área no Brasil e conta com o apoio da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI) e da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI).
Confira a programação e os palestrantes e faça sua inscrição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário