A Agência reforçou os seus protocolos realizados durante a pandemia e que já são praticados nos aeroportos de todo o país, além da necessidade de os governos locais implementarem essas ações.
A Anvisa liderou, na manhã desta quarta-feira (26/5), uma reunião com as Vigilâncias Sanitárias locais e os Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs). O encontro teve como objetivo intensificar e ajustar fluxos e medidas adotados nos aeroportos.
Durante as discussões, as Vigilâncias locais e os Cievs* reivindicaram que a Anvisa seja intermediária, junto ao grupo de ministérios da Saúde e Justiça, de ajustes nas regras vigentes sobre restrições de entrada no país, estabelecidas pela Portaria 653, de 14 de maio de 2021.
O principal ponto é a regulamentação dos critérios de quarentena dos viajantes procedentes ou com passagem pelo Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, pela República da África do Sul e pela República da Índia. Esse regramento poderá possibilitar que os governos estaduais e municipais estabeleçam o local onde os viajantes devem realizar a quarentena, como hotéis exclusivos para esse tipo de ação.
Na reunião, a Agência reforçou os seus protocolos realizados durante a pandemia e que já são praticados nos aeroportos de todo o país, além da necessidade de os governos locais implementarem essas ações.
Como desdobramento, a Anvisa irá encaminhar o relato da reunião, com as demandas dos participantes, aos ministros responsáveis pela edição das normas que impõem restrições excepcionais e temporárias aos viajantes.
*Atualização em 26/5 - 21h37 - a demanda foi feita principalmente pelos Cievs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário