por
Última modificação: 15/12/2017 12h25
A cooperação entre países da América Latina e Caribe no âmbito do PROSUR foi tema do último dia (15/12) da “Reunião regional sobre os desafios dos escritórios de propriedade industrial (PI) para o século XXI: políticas de gestão, cooperação, registro e transferência de tecnologia”. O encontro foi promovido em Santiago pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) e o Instituto Nacional de Propiedad Industrial (INAPI) do Chile.
O PROSUR é o Sistema de Cooperação sobre Aspectos de Informação Operacional e Propriedade Industrial, criado em 2010 para desenvolver soluções conjuntas para questões de propriedade industrial (PI). O grupo é formado por 12 países latino-americanos: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Costa Rica, Nicarágua, Panamá e República Dominicana.
Denisse Pérez Fierro, secretária executiva do PROSUR , apresentou os resultados obtidos, como o buscador de patentes, marcas e desenhos industriais; o PPH regional; e o classificador de termos comuns de marcas, além dos próximos passos do grupo.
Outro destaque da atuação do PROSUR este ano foi o lançamento da nova plataforma on-line, que possui ferramentas digitais gratuitas para buscar, analisar e gerir direitos de PI e promover seus benefícios. O Comitê de Comunicação do PROSUR complementou os resultados obtidos na área.
O presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, participou da reunião, iniciada no dia 13.
Saiba mais sobre o PROSUR : www.prosur.org.
Fonte:
http://www.inpi.gov.br/noticias/prosur-apresenta-resultados-de-2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário