quarta-feira, 27 de novembro de 2013

MP obtém liminar que obriga Prefeitura de Bauru a apresentar plano contra enchente



O Ministério Público de São Paulo, por meio da Promotoria de Habitação e Urbanismo de Bauru, obteve liminar que obriga a Prefeitura do município a apresentar plano emergencial de contingência contra enchentes. A decisão é do dia 20 de novembro. O município tem 15 dias a contar dessa data para apresentar o plano à Justiça.

Em outubro, o Promotor Luís Gabos Alvares ajuizou uma ação civil pública contra o poder público. A Promotoria quer que seja garantida a interdição rápida dos pontos críticos de alagamento da Avenida Nações Unidas quando o município recebe alerta de iminência de chuvas torrenciais pelo Instituto de Pesquisas Meteorológicas (Ipmet). O MP também quer que a Prefeitura local garanta a execução do plano emergencial de interdição dos pontos críticos em enchentes.

Na ação de obrigação de fazer, a Promotoria pede que, além de apresentar o projeto operacional, apresente, ainda, o plano de contingência emergencial e, diante da omissão, o detalhamento operacional de acionamento das equipes para garantir, em tempo hábil, que a pessoas acessem ou fiquem presas nos pontos críticos. Também ficaram estabelecidas sanções ao poder público por não cumprimento do estabelecido pela via judicial. Caso haja descumprimento, poderão vir a ser aplicadas multas diárias ou, até mesmo, a determinação para que alguém faça o plano.

Há 11 anos, a Prefeitura de Bauru assinou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público, no qual havia se comprometido a executar uma série de pequenas obras de combate a enchentes.

Fonte: Ministério Público de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário