Judiciário reúne-se para preparar encontro nacional - 26/08/2013Representantes dos tribunais brasileiros reúnem-se nos dias 11 e 12 setembro, sob a coordenação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para debater os principais temas a serem levados para o VII Encontro Nacional do Poder Judiciário, que será realizado em novembro, em Belém/PA. (...) De acordo com o diretor do Departamento de Gestão Estratégica do CNJ, Ivan Bonifácio, o encontro vai tratar dos grandes desafios do Judiciário de forma mais objetiva e em uma linguagem direta, de modo a facilitar a compreensão e o cumprimento das metas que forem estabelecidas pelo Encontro Nacional. Os principais problemas do Judiciário, segundo ele, já foram apontados pelos tribunais e envolvem questões como os grandes litigantes da Justiça e o volume de processos em tramitação (90 milhões de ações ao final de 2011). A reunião preparatória também terá a participação das entidades representativas dos magistrados e dos servidores, a fim de opinar na formulação das metas do Poder Judiciário. No Encontro Nacional, os tribunais vão aprovar as metas prioritárias para 2014 e também os macrodesafios do Judiciário para o período de 2015 a 2019.
TRT-BA realiza esforço para solucionar processos durante Movimento Nacional de Execução Trabalhista - 26/08/2013O Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) participa, a partir desta segunda-feira (26/8), do Movimento Nacional de Execução Trabalhista. Os 24 Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) e todas as Varas do Trabalho do país, com apoio do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), vão concentrar esforços para solucionar processos em execução – a fase em que o devedor é chamado a quitar sua dívida trabalhista por força de decisão judicial ou acordo. Dentro do cronograma do Movimento da Execução Trabalhista estão programados três leilões de bens penhorados. Os pregões, que começaram na semada passada em Feira de Santana (BA), estão agendados para Itabuna nesta terça-feira (27/8), Eunápolis na quinta-feira (29/8) e Salvador (4/9). Maiores informações podem ser obtidas no site
http://www.nordesteleiloes.com.br.
Justiça do Trabalho capixaba arrecada mais de R$ 3 mi em leilões - 27/08/2013No primeiro dia de leilões da 3ª Semana Nacional da Execução Trabalhista, a Justiça do Trabalho do Espírito Santo arrecadou um total de R$ 3.241.548,00. O dinheiro vai garantir o pagamento de dívidas trabalhistas referentes a processos em fase de execução, ou seja, que já transitaram em julgado. (...) Até sexta-feira (30/8), a Justiça do Trabalho capixaba realizará diversos leilões como parte das ações da 3ª Semana Nacional da Execução Trabalhista. (...)
Poder Judiciário ganha rede de governança voltada para a gestão - 27/08/2013Com o objetivo de ampliar a gestão estratégica do Poder Judiciário, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) instituiu, por meio da
Portaria CNJ nº 138, a Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário. O novo foro tem a finalidade de organizar a estratégia da gestão, de forma integrada, de todos os tribunais brasileiros. Com a nova estrutura, cada segmento da Justiça terá como acompanhar e participar mais ativamente da definição das diretrizes nacionais, a exemplo das metas que o Judiciário estabelece a cada ano. Uma das principais motivações para a instituição da Rede de Governança Colaborativa é desenvolver a gestão estratégica adaptativa, ou seja, um sistema conectado com a realidade de cada segmento de Justiça ou região geográfica. O colegiado ampliará o trabalho de definição de estratégias, uma vez por ano, realizado durante o Encontro Nacional do Poder Judiciário. (...) Todos os trabalhos serão supervisionados pela Comissão de Gestão Estratégica do CNJ. A composição da Rede de Governança terá também integrantes do Conselho da Justiça Federal (CJF), do Conselho Superior de Justiça do Trabalho (CSJT), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Superior Tribunal Militar (STM) e da Justiça Militar Estadual. Também farão parte da rede representantes eleitos pelos Comitês Gestores dos Segmentos da Justiça. (...)
Mais de 16 mil servidores do Judiciário respondem perguntas do censo - 27/08/2013Até as 11 horas desta terça-feira (27/8), 16.279 servidores responderam as perguntas do Censo Nacional do Poder Judiciário, iniciado nesta segunda-feira (26/8). O número representa 6% do total de funcionários (272 mil) dos órgãos da Justiça brasileira. Só no primeiro dia, aproximadamente 12 mil pessoas haviam participado do levantamento. Elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o censo deve ser respondido até o dia 11 de outubro por todos os servidores efetivos, comissionados ou requisitados para os órgãos do Judiciário. Para acessá-lo, basta entrar na página do Censo Nacional do Poder Judiciário (
www.cnj.jus.br/censo) no portal do CNJ. (...) O Censo Nacional do Poder Judiciário foi oficialmente aberto nesta segunda-feira (26/8) e pretende traçar perfil dos magistrados e dos servidores de todo o Poder Judiciário. As informações colhidas no questionário são sigilosas e servirão para a formulação de políticas públicas judiciárias(...) O questionário disponível na página do CNJ é acessível aos servidores de todos os tribunais brasileiros. Posteriormente, outro questionário será disponibilizado aos magistrados.
Joaquim Barbosa destaca a importância de mais mulheres na composição do CNJ - 27/08/2013O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Joaquim Barbosa, destacou, nesta terça-feira (27/8), a importância da presença de quatro mulheres entre os novos integrantes do CNJ para o biênio de 2013 a 2015. “A inclusão de minorias insulares na cúpula do Poder Judiciário é motivo de júbilo e representa um avanço na, ainda lenta, mas almejada igualdade entre homens e mulheres no âmbito das instâncias superiores da Justiça”, declarou o ministro, durante a cerimônia de posse de oito integrantes do Conselho. Entre as mulheres que integram a nova composição, duas tomaram posse nesta terça-feira (27/8): a desembargadora Ana Maria Duarte Amarante Brito e a juíza Deborah Ciocci, ambas indicadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A ministra Maria Cristina Peduzzi, representante do Tribunal Superior do Trabalho (TST), e a advogada Gisela Gondim, indicada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que ingressaram no Conselho em abril e início de agosto, respectivamente, completam o grupo de representantes femininas. As composições anteriores contaram com no máximo duas mulheres por vez. (...)