Paraíso? Aposentadoria pode causar depressão e problemas físicos
Ana Luiza Albuquerque
Mal pode esperar para se aposentar? Um estudo divulgado no dia 16 de maio pelo centro de pesquisas Institute of Economics Affairs (IEA), em Londres, afirmou que a aposentadoria provoca um declínio da saúde a médio e longo prazos. A chance de desenvolver depressão pode aumentar em 40% e a possibilidade do aparecimento de um problema físico é elevada para 60%.
O SRZD entrevistou o Dr. Roberto Lourenço, chefe do setor de Geriatria do Hospital São Vicente de Paulo, no Rio de Janeiro, para entender melhor o assunto. O médico informa que a discussão não é nova e que os resultados do estudo já vêm sendo sugeridos há algum tempo. "A aposentadoria não deve ser o momento em que o indivíduo para de existir, de viver", ele aconselha.
Dr. Roberto, em seguida, explica o que é notado como consequência da maior parte das aposentadorias. "As pessoas adotam uma atitude mais passiva, de menos atividade física. Há, também, uma significativa perda de poder econômico", lista o geriatra. "O aposentado também perde prestígio, pois o trabalho te dá isso. Outra perda é a do círculo de relações de amizade que o trabalho traz. O aposentado acaba ficando mais restrito à família", continua ele.
Qual seria, então, a solução para aqueles que estão para se aposentar? "Uma série de empresas preparam para a aposentadoria. O sujeito tem que começar a pensar no que vai fazer quando se aposentar. Ele pode exercer outras atividades relacionadas ao antigo trabalho, praticar exercícios e esportes e não esquecer do lazer", indica o médico. "O envelhecimento em si já é um fator de risco. É importante neste momento cuidar da saúde", ele conclui.
Dr. Roberto, entretanto, faz uma ressalva: os estudos foram realizados a partir de dados que os pesquisadores recolheram da população europeia. "Não existe nenhum dado latino-americano. Não podemos aplicar à nossa realidade sem restrições", alerta o geriatra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário