segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Ex-primeira dama de Campinas reaparece em missa


Rosely Nassin Jorge Santos compareceu na igreja no último sábado mas não quis falar com a reportagem


31/10/2011 - 09h18 . Atualizada em 31/10/2011 - 09h29 
Agência Anhanguera de Notícias  
A ex-primeira dama durante missa na Igreja Sagrado Coração de Maria
(Foto: Leandro Ferreira/AAN )
A ex-primeira dama de Campinas e apontada pelo Ministério Público Estadual como líder de pelo menos três supostos núcleos de corrupção durante a administração Hélio de Oliveira Santos (PDT),Rosely Nassim Jorge Santos, foi vista na missa das 19h15 de sábado, na Igreja Sagrado Coração de Maria, no bairro Jardim Conceição, há cerca de 200 metros do condomínio onde mora.

A ex-chefe de Gabinete do prefeito cassado não teve nenhuma aparição pública registrada pela imprensa desde junho, quando compareceu ao Ministério Público (MP) para prestar depoimento sobre o Caso Sanasa. Ela, que sempre negou envolvimento em irregularidades, não quis falar com a reportagem.

Hélio não foi mais visto em Campinas desde a sua cassação, em 20 de agosto. Vizinhos próximos contam que, antes do escândalo de corrupção do Caso Sanasa, em maio, ambos podiam ser vistos todos os dias caminhando pela manhã no condomínio, mas evitaram a exposição desde então. Segundo a reportagem apurou, os dois permaneceram um tempo em São Paulo e no Rio de Janeiro após o impeachment.


Rosely chegou em ponto para assistir à cerimônia, cuja homilia falava sobre os fariseus. Ela chegou sozinha à missa, que foi celebrada pelo padre José Trasferetti. O estudioso de questões morais deudestaque durante o sermão à seita judaica que costumava ser condenada por Jesus Cristo por dissimular seu comportamento religioso, sem viverem espiritualmente os ensinamentos que pregavam. “A gente não pode ser só cristão de igreja. Se a gente segue o Cristo, não pode ser só no ritual. A gente tem que colocar em prática coerência em nossas ações”, pregou Trasferetti. 

Com a igreja lotada, a ex-primeira-dama acompanhou a cerimônia atentamente. Sentada próxima à saída, Rosely pegou o folheto com os hinos entregues aos fieis, cantou, acenou e chegou a estender a mão durante a cerimônia de batismo das crianças que estavam no local.


A ex-primeira-dama desejou “paz de Cristo” aos fieis a seu lado, chegou a doar algumas moedas durante a entrega de oferendas, e no final da missa, entrou na fila e comungou. Na saída, ao perceber que estava sendo fotografada, colocou uma carteira sobre o rosto e não quis conversar com a reportagem. Apressada, a ex-chefe de Gabinete do prefeito cassado entrou em um carroimportado, e questionada com qual frequência ia à igreja, foi concisa: “Venho sempre”. 

No relatório no qual a Promotoria descreve o suposto esquema criminoso em Campinas, Rosely aparece como líder de pelo menos três supostos núcleos de corrupção na administração Hélio: fraudes em contratos da Sanasa e cobrança de propinas para emissão de alvarás de bares, estabelecimentos comerciais e empreendimentos imobiliários.


A primeira-dama ainda teria integrantes do primeiro escalão do governo atuando como seus “operadores” neste esquema. Foram apontados pelo MP como parte desse grupo investigado por irregularidades na Administração o prefeito afastado Demétrio Vilagra (PT), o ex-diretor de Planejamento Ricardo Chimirri Cândia, o ex-coordenador de Comunicação Francisco de Lagos, o ex-secretário de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública Carlos Henrique Pinto e o ex-diretor técnico da Sanasa Aurélio Cance Júnior. 
Rosely chegou a ser considerada foragida durante quatro dias, mas em um função de um habeas corpus, conseguiu evitar a prisão. Na última semana, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) adiou, pela terceira vez, o julgamento do pedido de habeas corpus da ex-primeira-dama. A audiência estava marcada para a quinta-feira mas, de acordo com o TJ, a decisão teve que ser adiada porque os desembargadores não tiveram tempo para analisar o caso. O novo julgamento está previsto para o dia 10 de novembro

Nenhum comentário:

Postar um comentário