sexta-feira, 18 de junho de 2021

Cliente surpreendida com negativação indevida vai ser indenizada

 

Por

 Ricardo Krusty

 -
indenização
Créditos: Paulo Arsand | iStock

O 2º Juizado Especial Cível, Criminal e da Fazenda Pública de Aracruz decidiu que uma cliente surpreendida com negativação indevida deve ser indenizada por loja. A indenização pelos danos causados à consumidora, foi fixada em R$ 6 mil reais.

Segundo os autos do processo (5001090-43.2020.8.08.0006)  ao realizar compras em um estabelecimento comercial, a mulher foi surpreendida com a informação de que não poderia realizar compra no crédito, por haver restrição de seu nome junto aos órgãos de proteção ao crédito.

A autora da ação afirmou não conhecer tal dívida, razão pela qual pediu a declaração da inexistência do débito e indenização por danos morais. A requerida, por sua vez, alegou ausência de danos indenizáveis e que a requerente pode ter nome homônimo, o que poderia gerar um conflito no sistema da Receita Federal.

Em análise do caos, a juíza leiga observou que a documentação apresentada nos autos comprova que a requerente foi vítima de fraude, principalmente diante da divergência entre as assinaturas e os documentos pessoais apresentados. Ficando deste modo, configurada a responsabilidade da loja de departamentos e a ocorrência do dano moral.

Com informações do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo.


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Adquira sua certificação digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por email ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000

Fonte:

https://juristas.com.br/2021/06/14/cliente-surpreendida-com-negativacao-indevida-vai-ser-indenizada/


Nenhum comentário:

Postar um comentário