Criada em 1999, a Agência regula quase todos os setores da economia e é referência internacional.
A Anvisa completa hoje (26/1) mais um ano de existência. São, ao todo, 22 anos dedicados à proteção e à promoção da saúde da população, regulando quase todos os setores da economia, em particular os segmentos relacionados a inovação e pesquisa.
Ao longo dessa trajetória, a Agência se firmou como uma das mais respeitadas autoridades regulatórias no mundo devido à excelência técnica e à capacidade de acompanhar a evolução dos mercados, dos produtos e dos ambientes, tornando-se referência internacional.
Desde sua criação, em 1999, quando não havia no país uma agência específica que avaliasse a segurança, a eficácia e os padrões dos produtos de saúde que chegavam ao mercado brasileiro, a Anvisa contabiliza inúmeros desafios e êxitos expressos em mais saúde e bem-estar social. Mas nenhum deles se compara às gigantescas demandas impostas pela pandemia de Covid-19, que vem exigindo respostas acuradas e tempestivas.
Nesses últimos 12 meses, com a emergência em saúde pública, ficou ainda mais nítida a importância da Agência como órgão regulador federal. Sua atuação foi e tem sido imprescindível para a manutenção dos sistemas e serviços de saúde e para o início da vacinação contra a Covid-19 no Brasil.
Mas quem é a Anvisa?
A Anvisa não é um indivíduo. São centenas de profissionais altamente qualificados que trabalham na Agência e também os milhares que atuam no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). A Anvisa é Sistema Único de Saúde (SUS).
A Anvisa é também o trabalho colaborativo, as redes, as parcerias e a participação da sociedade, por meio das reuniões públicas da Diretoria Colegiada, consultas públicas, tomadas públicas de subsídio (TPS), audiências e seminários.
Isso e muito mais é a Anvisa.
Parabéns!
Nenhum comentário:
Postar um comentário