por
Última modificação: 02/09/2019 14h24
Mesa de abertura
O II Encontro de Grupos de Pesquisa em PI das Instituições de Ensino Superior do RJ (GPPI-RJ) teve início nesta segunda-feira, 2 de setembro, no Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro. O evento antecede a programação do XI Encontro Acadêmico de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento (ENAPID), que será realizado de 3 a 5 de setembro, no mesmo local.
O coronel Marcelo Nogueira de Souza, do IME, abriu os trabalhos do II GPPI-RJ. Em seguida, ainda na mesa de abertura, o chefe da Divisão de Pós-graduação e Pesquisa do INPI, Vinícius Bogéa Câmara, contou que o evento surgiu no ano passado da parceria entre o Instituto e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) no âmbito de uma parceria institucional. Reforçando a importância das pesquisas na área, o vice-reitor da UNIRIO, Benedito Deodato, ressaltou que a PI é fundamental para o desenvolvimento das nações.
Pesquisas em PI
O Simpósio de Pesquisas (Eixo I) tratou do tema “Patentes e Inovação Tecnológica no Rio de Janeiro”, em mesa moderada por Adelaide Antunes, do INPI.
O pesquisador Leonardo Ferreira, do IME, apresentou resultados de seu estudo sobre a importância da indústria da defesa para o desenvolvimento econômico nacional. A partir de questionários aplicados a empresas, ele concluiu que o setor tem indicadores positivos na maioria das áreas estudadas, como geração de emprego.
Já Renata Angeli, do Profnit, mostrou a metodologia que desenvolveu para prospecção de futuro, aplicada à cadeia de nanotecnologia. O modelo alia consulta a especialistas, análise de patentes e análise por clusters. Por sua vez, Maria Simone Alencar, da UNIRIO, falou sobre pesquisas de monitoramento tecnológico em biotecnologia.
A programação do dia contou ainda com Simpósios de Pesquisa em sinais distintivos; PI, desenvolvimento e políticas públicas; PI e estudos setoriais.
Fonte:
http://www.inpi.gov.br/noticias/inpi-e-unirio-promovem-ii-encontro-de-grupos-de-pesquisa-em-pi-do-rj
Nenhum comentário:
Postar um comentário