Publicada em: 15/05/2019 / Atualizada em: 21/05/2019
Neste mês de maio, por conta do Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral (2), muito se tem discutido a respeito do tema. Porém nunca é demais esclarecer os principais pontos que envolvem essa questão tão delicada, que acomete seriamente a vida de muitos trabalhadores. É o que propõe a cartilha elaborada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que integra a campanha “Pare e Repare – Por um Ambiente de Trabalho Mais Positivo”.
O material educativo tem por objetivo retratar, em linguagem simples, situações do cotidiano de trabalho que podem resultar em assédio moral. Rica em ilustrações e em informações, ela aborda os quatro principais tipos de assédio: vertical descendente (praticado por superior hierárquico), vertical ascendente (praticado por subordinado ou grupo de subordinados), horizontal (entre colegas) e institucional (praticado pela própria organização). A ideia é evidenciar que condutas abusivas não podem ser toleradas (Pare) e apresentar atitudes corretas para cada situação (Repare).
Também são listadas medidas para prevenir e combater o assédio moral de forma a tornar o ambiente de trabalho mais colaborativo, próspero e saudável. Para acessar a cartilha e conhecer mais sobre o assunto, clique aqui.
Atualizado em 07/05/2019
por Secretaria de Comunicação Social (secom@trtsp.jus.br)
Fonte:
https://ww2.trtsp.jus.br/servicos/informacoes/noticias/noticia/news/tst-e-csjt-lancam-cartilha-de-prevencao-ao-assedio-moral-como-parte-de-campanha-sobre-o-tema/?tx_news_pi1%5Bcontroller%5D=News&tx_news_pi1%5Baction%5D=detail&cHash=5820341179585b0ec7180fa07da1db4e
Nenhum comentário:
Postar um comentário