INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Poderia ser adotado o Código de Defesa do Consumidor? Existiriam erros toleráveis e quais atos ilícitos deveriam ser punidos?
BERNARDO BECKER NICOLL SIMÕES
BRUNA LUIZA BARBOSA CRUVINEL
LORENA COELHO ROBINSON
28/10/2018 06:00
Atualizado em 30/10/2018 às 15:59
HAL 9000, do filme "2001, uma odisséia no espaço". Imagem: Pixabay
“A Inteligência Artificial ou “AI” (artificial intelligence), segundo o programador John McCarthy, é uma ciência e engenharia com propósito de desenvolver máquinas e programas de computador similares à inteligência humana, porém sem se limitar aos métodos biologicamente observáveis (MCCARTHY: 2007, S/N). A diferença entre a Inteligência Artificial e um algoritmo convencional consiste na habilidade da AI de acumular experiências próprias e extrair delas aprendizado, como um autodidata (PIRES: 2017, p. 238-254). Mimetizando a inteligência humana, por meio do denominado machine learning, a ferramenta dotada de AI pode adquirir novos conhecimentos, desenvolver habilidades com a prática e descobrir novos fatos e teorias utilizando-se da observação e experimentação (MICHALSKI: 1984, S/N).
Logo, com a evolução da AI e os obstinados esforços no aperfeiçoamento do machine learning, a AI pode, assim como os seres humanos, agir de forma independente e tomar decisões de modo autônomo (PIRES: 2017, p 238-254).
Embora possam trazer eficiência e maior segurança às atividades tipicamente realizadas por humanos, as ferramentas de Inteligência Artificial também podem, eventualmente, gerar danos a indivíduos e à coletividade.
Fonte e matéria completa:
https://www.jota.info/opiniao-e-analise/artigos/a-responsabilidade-civil-de-atos-ilicitos-potencialmente-praticados-por-ias-28102018
Nenhum comentário:
Postar um comentário