por
Última modificação: 28/05/2018 18h12
Os institutos de propriedade intelectual (PI) da América Latina estão reunidos de 28 a 31 de maio, em Buenos Aires, Argentina, para uma série de reuniões de órgãos multilaterais da área. O presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, participa dos encontros, juntamente com o coordenador de Relações Internacionais, Leopoldo Coutinho.
Na manhã do dia 28, aconteceu a reunião do Comitê Diretivo do Projeto Consolidação da Cooperação entre Escritórios de Propriedade Industrial da América do Sul (PROSUR). A pauta incluiu a revisão de projetos como o formulário regional de marcas e a difusão de tecnologias para capacitação de pequenas e médias empresas.
Na área de patentes, foram discutidas a criação de um prêmio para inventores, a promoção do projeto de exame prioritário Patent Prosecution Highway (PPH) e a adoção do WIPO DAS pelos países participantes do Prosur (o Brasil já usa esse sistema eletrônico que permite que documentos digitais de prioridade sejam trocados de forma segura entre os escritórios de PI).
Além disso, o grupo debateu o plano de trabalho do Comitê de Estratégia e Gestão do PROSUR e o projeto IP Key América Latina, de cooperação para promover a PI na região.
O evento foi aberto por Santiago Cevallos, presidente pro tempore do PROSUR, e Dámaso Pardo, presidente do INPI da Argentina.
Na tarde do dia 28, foi realizada a reunião do Comitê Intergovernamental do Programa Ibero-Americano de Propriedade Industrial (IBEPI). O INPI exerce a Presidência Pro Tempore e gerencia a Unidade Técnica do órgão.
Já de 29 a 31 de maio, a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) promove duas reuniões com presidentes de institutos de PI e de agências de promoção de exportações de países da América Latina.
Fonte:
http://www.inpi.gov.br/noticias/escritorios-de-pi-da-america-latina-discutem-cooperacao-regional-na-argentina
Nenhum comentário:
Postar um comentário