por
Última modificação: 30/04/2018 12h37
O presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, realizou, no dia 29 de abril, em São Paulo, uma palestra sobre ações e desafios do Instituto para uma delegação da Suíça, chefiada por Johann Schneider-Ammann, membro do Conselho Federal Suíço e chefe do Departamento de Assuntos Econômicos, Educação e Pesquisa (órgão com status de Ministério). O evento foi coordenado pelo embaixador da Suíça no Brasil, Andrea Semadeni.
A delegação, que conta ainda com empresários suíços que farão investimentos no Brasil, está em missão nos países do Mercosul para conhecer melhor o ambiente de negócios de cada nação. Neste contexto, a reestruturação do INPI foi um dos temas principais.
Em sua apresentação, o presidente do INPI destacou alguns resultados recentes, como a expansão de 25% no quadro de examinadores; o aumento no número de decisões técnicas; e a redução do backlog no ano passado (7,6% em patentes, 14,9% em marcas e 26% em desenhos industriais). Os projetos piloto de Patent Prosecution Highway (PPH) também foram ressaltados.
O presidente afirmou ainda que os principais desafios do INPI atualmente são: resolver o problema do backlog; digitalizar todos os documentos da instituição; e reduzir a burocracia.
Para garantir serviços ágeis, com alta qualidade e administração eficiente, o INPI conta com uma série de medidas em curso, como a obtenção de recursos do Governo Federal, a contratação de pessoal, o investimento em Tecnologia da Informação, a modernização da gestão e a melhoria de procedimentos internos.
Durante o evento, os empresários demonstraram preocupação com a demora para o exame de marcas e patentes. Outro tema que gerou interesse foi Indicação Geográfica.
Fonte:
http://www.inpi.gov.br/noticias/inpi-apresenta-suas-acoes-para-delegacao-da-suica
Nenhum comentário:
Postar um comentário