por
Última modificação: 24/04/2018 18h37
Em celebração ao Dia Mundial da Propriedade Intelectual, o Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realizou evento, no dia 24 de abril, que contou com a presença do coordenador-geral de Disseminação para Inovação do INPI, Felipe Augusto Melo de Oliveira. Ele aproveitou a ocasião para pontuar algumas das ações que estão em implementação no Instituto, como a melhoria de processos e a modernização do sistema de tecnologia da informação, projeto que conta com o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).
Como o tema do Dia Mundial da PI de 2018 é “O motor da transformação: as mulheres, a inovação e a criatividade”, o evento homenageou a inventora e professora Bartira Rossi Bergmann, que possui 10 patentes depositadas. Atualmente, ela chefia o Laboratório de Imunofarmacologia do Instituto de Biofísica da UFRJ.
Participaram também da mesa de abertura o diretor regional da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), José Graça Aranha; a diretora da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI), Tatiana Campello; a vice-reitora da UFRJ, Denise Nascimento; o diretor do Parque, José Carlos Pinto; o presidente da Comissão de Direito da Propriedade Industrial e Pirataria da OAB-RJ, Paulo Parente; e a presidente da Licensing Executives Society (LES) Brasil, Marcela Trigo.
Depositantes de patentes homenageados
O coordenador-geral de Patentes do INPI, Vagner Latsch, entregou certificado de reconhecimento à Technip FMC, na categoria grande empresa, e à Biotecam, na categoria pequena empresa, como as residentes do Parque Tecnológico que mais depositaram pedidos de patentes.
Em seguida, no painel sobre o papel da propriedade intelectual no incentivo às parcerias público-privadas, Vagner Latsch destacou a importância dos projetos prioritários do INPI para acelerar o exame de pedidos de patentes, como no caso de microempresas e empresas de pequeno porte, instituições de ciência e tecnologia, além do serviço permanente Patentes Verdes, relacionado a tecnologias voltadas para o meio ambiente.
Também palestraram a vice-presidente do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC), Shirley Coutinho; a Gerente Setorial da Área de PI da Petrobras, Bianca de Castro Leyen; o gerente da área de Geociências da Halliburton e representante das empresas do Parque Tecnológico, Marcio Spínola; e o coordenador da Agência de Inovação da UFRJ, Ricardo Pereira.
Fonte:
http://www.inpi.gov.br/noticias/parque-tecnologico-da-ufrj-comemora-dia-mundial-da-pi
Nenhum comentário:
Postar um comentário