O Tribunal Superior do Trabalho realiza audiência de conciliação e instrução entre a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e as federações que representam os trabalhadores dos Correios, na sexta-feira (25/9), às 15h, no TST.
O objetivo é promover um acordo para solucionar o dissídio coletivo e encerrar a greve da categoria, que teve início na terça-feira (15), e ainda ocorre em 15 sindicatos. A audiência será conduzida pelo vice-presidente do TST, ministro Ives Gandra Martins Filho.
O foco do processo é a elaboração do acordo coletivo de trabalho do biênio 2015/2016. Os Correios e as federações debateram e receberam proposta da Vice-Presidência do TST sobre esse acordo, durante audiência de mediação na sexta-feira (11/9). Até terça-feira (22/9), a proposta foi aceita por 16 sindicatos de trabalhadores, mas 15 entidades a rejeitaram.
Diante da falta de consenso, a ECT apresentou ação de dissídio coletivo de greve ao TST, em 16/09/2015. A audiência de conciliação na sexta-feira (25) será uma tentativa de evitar o julgamento do processo na Seção Especializada em Dissídios Coletivos (SDC) do TST e de encerrar a greve.
Situação atual da greve
Conforme informações dos Correios, as agências permanecem abertas e serviços, como a entrega via Sedex e o Banco Postal, estão disponíveis. A ECT afirmou que 89,88% dos seus empregados não aderiram ao movimento. O percentual corresponde a 107.224 pessoas. A greve está concentrada na área de distribuição, portanto podem ocorrer atrasos nas entregas, porque, dos 30.886 carteiros que deveriam trabalhar nos locais onde há paralisação, 10.724 não compareceram. Esses dados constam do sistema eletrônico de presença dos Correios.
Serviço:
Audiência de conciliação e instrução entre os Correios e federações de trabalhadores
Dia: 25/09/2015 (sexta-feira)
Horário: 15h
Local: TST. Endereço: Setor de Administração Federal Sul - Quadra 8 - Lote 1 - Bloco A - 1º andar - Sala 163.
Fonte: Tribunal Superior do Trabalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário