Na noite desta segunda-feira (28), ocorreu o lançamento do Plano de investimentos da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), que prevê investimentos no valor de R$ 62,6 milhões para os 28 municípios da Regional da empresa em Rio do Sul, no período de 2011 a 2015. O presidente da Celesc, Antonio Gavazzoni, e o prefeito Milton Hobbus, além de diversas autoridades locais e parlamentares, estiveram presentes na solenidade no Centro Universitário para o Desenvolvimento do Vale do Itajaí (Unidavi), em Rio do Sul.
Em nome dos municípios contemplados, o prefeito Hobbus destacou a importância dos investimentos. Hoje é mais um dia feliz, depois de tantos problemas vividos aqui na região. A nossa recuperação se deu com a participação de todos. As ruas ainda estavam alagadas, mas a luz já estava de volta às casas das pessoas, lembrou. Para o prefeito, a falta de visão de investimentos deixou o Brasil muito atrasado em termos de infraestrutura. Por isso nos orgulha ver a Celesc correndo o Estado com esse planejamento. Sem energia o povo não tem qualidade de vida. Esses investimentos atingem de fato o cidadão e criam novas expectativas para o desenvolvimento sustentável, disse.
O presidente Gavazzoni relatou a atuação das equipes da Celesc durante os recentes alagamentos. Muitos celesquianos trabalharam para restabelecer a energia enquanto suas famílias enfrentavam dificuldades, recordou. Com relação ao plano de obras, Gavazzoni afirmou que a sociedade não tolera mais a falta de planejamento, e que se não houver investimentos, não há desenvolvimento. O Brasil apresenta um cenário econômico positivo e vai precisar de energia para crescer. A receita a seguir é reorganizar as empresas e órgãos públicos, para que adotem instrumentos de gestão como é este planejamento da Celesc, disse. O presidente estimulou a vinda de novos empreendimentos para a região, dizendo que a energia estará garantida.
Além de obras de melhoria e ampliações, estão programadas duas novas subestações (Vidal Ramos e Presidente Getúlio) e duas novas linhas de transmissão (Rio do Sul/Vidal Ramos e Salto Pilão/Presidente Getúlio). O planejamento das obras considera as características físicas, os investimentos feitos nos anos anteriores e a percepção da qualidade da energia pelos consumidores de cada região.
Repercussão - O vice-presidente da Associação Empresarial de Rio do Sul, André Armin Odebrecht, representou o empresariado local. Sempre buscamos o planejamento e ficamos satisfeitos em ver o setor público trabalhando da mesma forma. A Celesc faz um grande trabalho na região, pelo qual cumprimentamos o gerente Manoel Arisoli. Para nós é motivo de orgulho contar com uma empresa desse porte, disse. O reitor da Unidavi, Viegand Eger, destacou a importância dos investimentos também para o setor acadêmico.
Fonte: Governo do Estado de Santa Catarina
Nenhum comentário:
Postar um comentário