sábado, 23 de outubro de 2010

O PROGRAMA ESPORTIVO LÚDICO ESCOLAR - PELÉ

O PROGRAMA ESPORTIVO LÚDICO ESCOLAR  - PELÉ


O rei Pelé aproveitou o mês em que completa 70 anos para divulgar o Programa Esportivo Lúdico Escolar, aulas voltadas ao aprendizado de atividades físicas e de esporte, com foco em toda a rede de ensino fundamental e média brasileira.

O Idealizador e atleta do século - Edson Arantes do Nascimento informou que o programa também pretende obter o aprofundamento dos estudos voltados aos benefícios decorrentes das práticas esportivas; divulgar os ramos profissionais interligados aos esportes; a função do esporte dentro da sociedade; solidificar os comportamentos e princípios morais e éticos decorrentes da prática desportiva, tais como: a competitividade, respeito, lealdade, disciplina, espírito de equipe, companheirismo.

O Programa contou com a análise e revisão da MAGMA Educacional e Rede de Ensino Desportivo / Rede Anhanguera. Os temas foram divididos em 12 (doze), cada um abordando aspectos ímpares sobre os esportes, havendo 2 (dois) módulos. Os temas são: Esporte e Cidadania; Saúde e Esporte; Profissões e Oportunidades; Sustentabilidade e Meio Ambiente; e Esportes Olímpicos. Já no módulo técnico-esportivo o conteúdo está dividido em: Jogos Educativos, Atletismo, Basquetebol, Futsal, Handebol, Voleibol e Judô.

Na manhã da sexta-feira, dia 15, a imprensa e autoridades no setor, Pelé afirmou que:

“É um grande sonho que vejo realizado. Quando era moleque, meu pai só me deixava ir ao campinho jogar se tirasse boas notas do colégio. Tive essa disciplina em casa.”

O Programa Esportivo Lúdico Escolar será utilizado também para o aumento da inclusão social através do esporte, sendo que o aluno poderá contar com vídeo aulas, materiais impressos e site interativo, com textos e atividades lúdicas. Cada aluno receberá uma senha particular para o acesso específico e condizente a sua faixa etária. Os professores terão a liberdade de inserir a comunidade local nas atividades.

A despeito das vídeo aulas existirão professores nas salas de aulas que transmitirão os seus conhecimentos aos alunos, sendo que após o processo de aprendizagem inicial estes professores passarão a desenvolver o papel de mediadores dos conteúdos virtuais e fixadores dos conhecimentos adquiridos.

Os temas serão adaptados as diferentes faixas etárias, compreendidas entre desde o ensino fundamental ao médio, de forma a manter o interesse dos alunos pelos assuntos dentro e fora da sala de aula.

Para fazer parte do programa, as escolas devem firmar parceira com o projeto, sendo disponibilizado o material educativo e a capacitação de professores.

O modelo do projeto foi extraído de outros aplicados com sucesso em países como Estados Unidos (EUA), Cuba e Alemanha.

O Programa é sem dúvida significante e representa a primeira figura pioneira e didática, ao menos no Brasil, efetivamente voltada ao desenvolvimento pleno do esporte, em harmonia com os conteúdos educacionais tradicionais. É certo apontar também que haverá a explosão de cursos e especializações voltadas ao esporte, em todos os níveis de ensino, tendo em vista a demanda. O cenário apresentando, bastando observar a região de Campinas, ainda é precário, como bem afirmou Pelé, quando se referia as cidades brasileiras, que deverão correr contra o tempo, para obterem a infraestrutura necessária para oferecer o suporte necessário aos Jogos que se avizinham.

________________________
Fontes:

http://www.portalrede.com.br/
http://www.espbr.com/

________________________
Informações para a Imprensa:

Guilherme Pessoa Franco de Camargo é advogado do escritório Pereira, Camargo & Lara – Advogados Associados, atuante nas áreas de Direito Empresarial e Previdenciário.

www.pclassociados.com.br
e-mail: guilherme@pclassociados.com.br
Tel.: (19)3383-3279

Nenhum comentário:

Postar um comentário