NOTÍCIAS
por
Última modificação: 27/09/2018 15h02
Delegação brasileira na Assembleia Geral da OMPI
Em 27 de setembro, o quarto dia de atividades da 58ª Assembleia Geral da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), em Genebra, o INPI se reuniu com mais cinco institutos nacionais e organizações multilaterais que participam do fórum de discussões na Suíça.
O INPI está representado na Assembleia pelo seu presidente, Luiz Otávio Pimentel; o coordenador-geral de Marcas, Schmuell Cantanhede; o coordenador de Estudos, Projetos e de Disseminação da Informação Tecnológica, Alexandre Ciancio; e a coordenadora de Articulação e Fomento à PI e Inovação, Rafaela Guerrante.
Reunião com o Canadá
Durante o encontro com a comissária de Patentes, Registro de Marcas e CEO do Instituto Canadense de Propriedade Intelectual (CIPO), Johanne Bélisle, foi discutida, entre outros assuntos, a proposta brasileira para a redução de taxas de depósito internacional para universidades, no âmbito do PCT. Também entrou na pauta da reunião a proposta Canadá-Brasil-Suíça no tópico “Patentes e Saúde” do Comitê Permanente sobre a Lei de Patentes da OMPI.
Participaram Konstantinos Georgaras, diretor-geral de Serviços e Estratégicas Corporativas; Scott Vasudev, diretor da Divisão de Relações Internacionais; Liana Chan, analista de Relações Internacionais; e Mark Schann, diretor-geral do Setor de Estratégia e Política de Inovação.
Reunião com a Suíça
O intercâmbio de experiências sobre a elaboração de indicadores de serviços aos usuários, o Protocolo de Madri e marcas de posição e tridimensionais foram os principais temas abordados na reunião com o Instituto de Propriedade Intelectual da Suíça (IPI).
Além da delegação do INPI e de representantes do Ministério das Relações Exteriores (MRE), participaram do encontro Mathias Schaeli, chefe de Relações de Comércio Internacional; Michaël Alder, assessor de Relações Internacionais e Jurídicas do IPI; e Reynald Veillard, Adido de PI na Missão Suíça na Organização das Nações Unidas (ONU).
Reunião com a China
Com o diretor-geral do Departamento de Cooperação Internacional do Instituto Estatal de Propriedade Intelectual da China (CNIPA), WU Kai, foram discutidos o projeto-piloto de exame prioritário Patent Prosecution Highway (PPH) e a proposta de treinamentos de examinadores de patentes
Reunião com a Austrália
A delegação brasileira também esteve reunida com o Instituto Australiano de Patentes (IP Australia), representando por seu diretor gerente, Michael Schwager, para debater as iniciativas de melhorias no controle da qualidade, Inteligência Artificial (IA) e Sistema de Madrid.
Também participaram do encontro Frances Roden, comissário de Patentes e Registros de Marcas; Matthew Forno, gerente do Grupo de Política de Governança; e Tanya Duthie, diretora de Cooperação Internacional
Reuniões com a OMPI: Academia e IPAS
No encontro com a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), foi assinado plano de trabalho para aperfeiçoamento da tecnologia da informação (TI), a fim de otimizar o sistema IPAS – a plataforma utilizada pelo INPI na área de Marcas. Participaram da reunião o diretor da área responsável por Infraestrutura Global da OMPI, Yoshiyuki Takagi, e o diretor da Divisão de Soluções de Negócios para Institutos de PI, William Meredith.
Em outra reunião, foram discutidos com o diretor executivo da Academia da OMPI, Sherif Saadalah, os cursos à distância de propriedade intelectual disponibilizados no idioma Português em cooperação com o INPI. Além da delegação brasileira, participaram o diretor regional do Escritório da OMPI no Brasil, José Graça Aranha, e a conselheira Isabella Pimentel.
Fonte:
http://www.inpi.gov.br/noticias/inpi-prossegue-em-reunioes-de-cooperacao-durante-assembleia-geral-da-ompi
Nenhum comentário:
Postar um comentário