por
Última modificação: 25/01/2018 15h06
Com o objetivo de disseminar a informação tecnológica contida nos documentos de patentes, tanto em bases nacionais quanto internacionais, para auxiliar na utilização eficiente do sistema de propriedade industrial, o INPI disponibilizou no seu portal mais três módulos tutoriais no Guia Prático para Buscas de Patentes.
Os novos módulos constantes do guia são sobre o Patentscope, a Classificação Cooperativa de Patentes (CPC) e o uso de operadores lógicos na busca de patentes.
O Patentscope é a base de dados da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI). Com patentes de mais de 40 países, inclusive o Brasil, permite buscas em texto completo, no idioma original. Possui várias funcionalidades, apresentando os resultados em gráficos e tabelas.
Desenvolvida pelos escritórios norte-americano e europeu (USPTO e EPO, nas siglas em inglês), a CPC está sendo adotada por vários países por ser mais detalhada do que a Classificação Internacional de Patentes (IPC), permitindo estratégias de busca mais específicas.
Já o módulo de operadores lógicos, de truncagem e de proximidade em buscas de patentes mostra exemplos simples de buscas na base do INPI.
Os demais tutoriais do Guia Prático de Buscas de Patentes foram também atualizados em dezembro de 2017.
Fonte:
http://www.inpi.gov.br/noticias/buscas-de-patentes-tem-novos-tutoriais-para-usuarios
Nenhum comentário:
Postar um comentário