O grupo foi recebido pelo presidente da Corte, ministro Gilmar Mendes, para conhecer de perto o trabalho realizado pela Justiça Eleitoral do Brasil.
A urna eletrônica e o sistema eleitoral brasileiro foram apresentados a uma comitiva do Parlamento italiano que visitou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira (21). O grupo foi recebido pelo presidente da Corte, ministro Gilmar Mendes, para conhecer de perto o trabalho realizado pela Justiça Eleitoral do Brasil.
“Nesta oportunidade, fiz questão de trazer minha colega para que a gente pudesse olhar de perto o sistema da urna eletrônica e tentarmos avaliar, estudar com um pouco mais de cautela, qual seria o canal ideal para que a gente pudesse estabelecer essa cooperação técnica com a Itália, e pudesse levar um sistema de voto que é muito mais seguro, moderno e inovador em todos os sentidos”, disse a deputada italiana Renata Bueno, primeira brasileira a ser eleita para o Parlamento daquele país.
Além dela, integraram a comitiva a deputada italiana Adriana Galgano; o vice-presidente da Câmara de Comércio italiana, Dario Galloni; o professor da Universidade de Roma Carlos Viega e a assessora do grupo, Paola Andri.
Renata salientou que na Itália ainda vigora o sistema tradicional de votação, via cédulas de papel, e que lá no Parlamento há um desconhecimento sobre o sistema eletrônico de votação.
“Mas eu não tenho dúvida de que a informatização do sistema eleitoral será um dever e uma obrigação nos próximos anos para o mundo todo”, concluiu.
JP/IC/DM
http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2017/Novembro/sistema-eleitoral-brasileiro-e-elogiado-por-comitiva-do-parlamento-da-italia
Nenhum comentário:
Postar um comentário