Para ampliar a participação popular no planejamento e execução da política pública de transporte coletivo do Distrito Federal, a autarquia Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) está instalando Comitês de Transporte em todas as regiões administrativas do DF. Os comitês já estavam previstos em lei desde 1992, mas, segundo o coordenador do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA/DFTRANS), Higino França, só agora eles ganharam efetividade sendo colocados em prática. “Esta é a primeira vez que a população do Distrito Federal participa de maneira mais intensa na discussão em torno do sistema público de transporte”, disse.
Nesta quinta-feira (29/09), a partir das
19h30, os moradores de Santa Maria poderão fazer suas sugestões e reclamações
sobre o transporte público da cidade na reunião de instalação do Comitê de
Transporte de Santa Maria. O encontro será na sede da Administração Regional.
Participarão da reunião o diretor geral
do DFTrans, Marco Antonio Campanella, diretores da autarquia, o administrador
de Santa Maria, representantes da associação de moradores local, dos
rodoviários, empresários e demais entidades sociais interessadas.
Comitês - Todas as Regiões
Administrativas devem ter um comitê. A Administração Regional é a responsável
pelo chamamento da comunidade para os encontros, sendo o administrador quem
preside as discussões. O grupo também é integrado por representantes da cidade,
de usuários do sistema público de transportes, dos rodoviários, das empresas,
prefeitos comunitários, associações comunitárias, além de todos aqueles que
queiram participar.
Nas reuniões, os participantes discutem
sobre o funcionamento do serviço, como por exemplo, assuntos relacionados aos
horários das linhas, possíveis modificações na rota dos ônibus, criação de
novas linhas e aumento do número de ônibus para determinados locais. “À medida
que os problemas de cada local são expostos, nós vamos buscar a solução para
resolver. Algumas demandas são atendidas quase que de imediato, mas algumas
dependem de licitação, por exemplo, então são mais demoradas”, ressaltou o
coordenador do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA/DFTRANS), Higino França.
Ele ainda acrescenta que há um estudo de
campo para que as solicitações sejam atendidas. “Assim que identificada a
necessidade de se atender determinada demanda, os órgãos tomam as medidas
cabíveis, como licitação para novos ônibus, por exemplo”, explicou.
Ainda de acordo com ele, atualmente, é
bem mais fácil realizar esse tipo de estudo para se identificar o que é
necessário melhorar. Isso porque, desde o dia 15 de julho, o DFTrans assumiu o
controle do Sistema de Bilhetagem Automática, que era gerenciado pela empresa Fácil.
“Agora é possível saber quantas pessoas utilizam o sistema de transportes
público, quando, em quais horários e locais”, exemplificou.
Melhorias - De acordo com o coordenador
do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA/DFTRANS), Higino França, estudos estão
em andamento para que os coletivos e táxis com passageiros tenham corredores
exclusivos, ou seja, faixas para uso apenas destes meios de transporte. Um
desses possíveis pontos seria o do final do Pistão sul até a entrada do eixo
rodoviário.
“Isso traria a redução do tempo gasto na
viagem. Além disso, temos que dar esta prioridade, já que os coletivos
transportam um número maior de pessoas”, disse ao completar que a ação também
incentivaria o uso do transporte público, que terá maior rapidez.
Lei nº 239 - Os Comitês de Transportes
são instituídos pela Lei nº 239, de 10 de fevereiro de 1992. O objetivo é
envolver a comunidade nas discussões em torno do transporte público para que
ela dê sugestões de melhorias na prestação dos serviços aos passageiros.
Programação - Desde abril deste ano,
nove Regiões Administrativas já tiveram um Comitê de Transporte instituído. São
elas Planaltina, Sobradinho I e II, Brazlândia, Ceilândia, Riacho Fundo II, São
Sebastião, Vila Planalto e Fercal.
Fonte: Secretaria da Fazenda do Distrito
Federal
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