Projeto retira indústrias de alimento das imediações de aeroportos |
24/11/2010 |
A fim de reduzir o risco de acidentes decorrentes da colisão de pássaros com aeronaves, a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado aprovou, nesta terça-feira (23), substitutivo Substitutivo é quando o relator de determinada proposta introduz mudanças a ponto de alterá-la integralmente, o Regimento Interno do Senado chama este novo texto de "substitutivo". Quando é aprovado, o substitutivo precisa passar por "turno suplementar", isto é, uma nova votação. a projeto aprovado na Câmara para regulamentar o uso do solo em áreas próximas a aeroportos. Em geral, ele retira das imediações dos aeroportos atividades que atraem aves, como, por exemplo, as indústrias alimentícias, cujos resíduos interessam aos urubus. SenadoO projeto original distribui em sete capítulos as regras para a diminuição do risco de acidentes aeronáuticos com aves e define como Área de Segurança Aeroportuária (ASA) o entorno dos aeródromos, ou seja, o espaço circular do território, situado em um ou mais municípios, definido a partir do centro da pista de pouso e decolagem, cujos uso e ocupação se sujeitam a restrições especiais. Relator da matéria na CMA, o senador Jefferson Praia (PDT-AM) propôs várias alterações no projeto. Seu voto foi pela aprovação de um substitutivo em que ele mudou inclusive a definição de ASA para "a área circular do território de um ou mais municípios, definida a partir do centro geométrico do aeródromo ou aeródromo militar, cujos uso e ocupação estão sujeitos a restrições especiais em função da natureza atrativa de aves das atividades propostas". Restrições Entre as restrições aprovadas para proteger contra aves o espaço em torno dos aeroportos estão a proibição de exercício de atividade atrativa de aves; o fim, imediato ou gradual, de atividade desse tipo já existente, observando a legislação ambiental, inclusive quanto à recuperação da área degradada; a adequação das atividades com potencial de atração de aves a parâmetros definidos pela autoridade competente no âmbito da aviação; e a implantação e operação condicionadas de atividades com potencial de atração de aves, como as indústrias de alimentos cujos resíduos possam alimentá-las. Incidentes De acordo com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), os três maiores aeroportos brasileiros registram quase oito incidentes entre aviões e aves a cada mês. O Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, lidera a lista de aeronaves que se chocam com pássaros. Em 2008, foram 50 registros. Aparecem, em seguida, os Aeroportos Internacionais de Guarulhos, com 25 registros, e o de Congonhas, com 16, ambos em São Paulo. De autoria do deputado Deley (PSC-RJ), o projeto (PLC 74/09) já foi votado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado e, agora será enviado à Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), que o analisará em decisão terminativaDecisão terminativa é aquela tomada por uma comissão, com valor de uma decisão do Senado. Quando tramita terminativamente, o projeto não vai a Plenário: dependendo do tipo de matéria e do resultado da votação, ele é enviado diretamente à Câmara dos Deputados, encaminhado à sanção, promulgado ou arquivado. Ele somente será votado pelo Plenário do Senado se recurso com esse objetivo, assinado por pelo menos nove senadores, for apresentado à Mesa. Após a votação do parecer da comissão, o prazo para a interposição de recurso para a apreciação da matéria no Plenário do Senado é de cinco dias úteis.. |
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quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Projeto retira indústrias de alimento das imediações de aeroportos 24/11/2010
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