quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Gestores do INPI discutem PI com empresários nacionais

por
Última modificação: 12/12/2017 18h21

Pimentel apresenta infográfico com estatísticas de PI


No dia 12 de dezembro, o INPI recebeu representantes de empresas nacionais em reunião do Comitê de Gestão da Propriedade Intelectual da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei).

O presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, apresentou os principais resultados do Instituto publicados recentemente em infográfico com estatísticas de PI. Em relação às perspectivas para o próximo ano, Pimentel destacou a importância de solucionar o backlog de forma sustentável e de preparar o Instituto para a adesão ao Protocolo de Madri, dentre outras ações.

Em seguida, José Carlos Vaz e Dias, advogado especializado em direito da PI em contratos de transferência de tecnologia e inovação tecnológica do escritório Vaz e Dias Advogados & Associados, fez uma breve apresentação sobre o grupo de trabalho do qual faz parte para análise dos projetos-pilotos sobre as Patentes MPE e as Patentes ICTs. Ele defendeu uma maior difusão dos programas para o meio empresarial.

O diretor de Patentes, Júlio César Moreira, reconhece a importância de ampliar o uso dos projetos prioritários pelas empresas nacionais e disse que a ação está nas previsões de atividades a serem implementadas no próximo ano. Ele destacou ainda que a extinção dos pedidos em papel e a desconcentração de exame, com o envio de mais pesquisadores para análise nas unidades regionais, também compõem a lista de ações para 2018.

De acordo com o coordenador-geral de Disseminação para Inovação, Felipe Melo, a desconcentração do exame agregará aumento de produtividade, o que foi observado em alguns examinadores que já foram para seus estados de origem. Outra iniciativa é a da remodelagem das linhas de pesquisa da Academia do INPI, que estarão voltadas para projetos de melhoria das atividades do Instituto.

Mariana Mostardeiro, do escritório de advocacia Dannemann Siemsen, apontou que, em 2017, o Comitê reintroduziu o tema de desenho industrial (DI) na agenda da Anpei. Complementando, o coordenador-geral de Marcas, Desenhos Industriais e Indicações Geográficas do INPI, Marcelo Pereira, posicionou as ações do Instituto na área e o andamento do Manual de DI, que está em fase de finalização para, então, ser enviado para análise da Procuradoria.

Por sua vez, o coordenador-geral de Contratos de Tecnologia, Dirceu Teruya, explicou as mudanças ocorridas com a edição da Instrução Normativa 70/2017, que simplificou o processo de averbação e registro dos contratos, e os resultados obtidos por sua coordenação este ano.

Também participaram da reunião pelo INPI a coordenadora de Articulação, Rafaela Guerrante; o pesquisador em propriedade intelectual do INPI, Diego Musskopf; e a chefe da Divisão de Comunicação Integrada, Natália Calandrini, que mostrou os conhecimentos adquiridos em capacitação feita no Escritório Japonês de Patentes (JPO, na sigla em inglês).

O Comitê de Gestão da PI da Anpei tem como objetivo mapear, interpretar e difundir as melhores práticas corporativas e institucionais vinculadas à gestão da propriedade intelectual. É uma oportunidade de troca de informações, difusão e alinhamento de conceitos sobre o tema.


Fonte:
http://www.inpi.gov.br/noticias/gestores-do-inpi-discutem-pi-com-empresarios-nacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário